Formação Professores

2019-1-PT01-KA101-060377

Structured Educational Visit to Schools Institutes & Training Seminars

Ver aqui divulgação no portal Europeu

19 de janeiro de 2021

Todas as atividades de mobilidade estão suspensas até estarem garantidas condições de segurança. 

COVID 19


03 de setembro de 2019

O estudo sobre o Impacto da Mobilidade Internacional no Desenvolvimento Profissional de Pessoal responde a perguntas como estas: como é que a mobilidade internacional afeta o desenvolvimento profissional de professores e de outro pessoal de educação e formação? Que qualificações são influenciadas pela mobilidade internacional e que fatores limitam a sua realização? Este estudo, efetuado pela Agência Nacional Erasmus+ Holandesa, cobre todos os setores educativos, com especial foco na Europa. Um resumo dos resultados em inglês e o relatório completo em holandês podem ser encontrados aqui.

04 de junho de 2019

 

AEAnadia – European Training 4 Teachers Erasmus+

O Agrupamento de Escolas de Anadia tem aprovada uma candidatura para formação de 25 professores no estrangeiro, totalmente financiada pelo programa Erasmus+, Ação Chave 1.

Uma vez que os países nórdicos têm revelado boa performance, na qualidade dos resultados, com taxas de abandono quase nulas, em países do grupo 1, como a Finlândia, Islândia, Irlanda, Noruega, Suécia, Reino Unido, estarão por isso na posse de informação/formação privilegiada que lhes permite dar uma resposta positiva nesta área. Pensamos que serão os mestres ideais para partilharem connosco as suas boas práticas e mostrarem em termos de documentos, regras e leis, soluções possíveis conducentes à melhoria de resultados. A observação destas boas práticas por parte dos professores Portugueses levará à aquisição de conhecimento e métodos de trabalho que permitirão aumentar a motivação, uma vez que resultados positivos são sempre importantes para a auto-estima, o que se traduzirá no aumento efetivo de motivação para os nossos alunos, menor taxa de abandono escolar e melhoria dos resultados.

Os possíveis participantes nesta formação serão selecionados de entre o universo total de professores, tendo de responder a um inquérito em língua inglesa (uma vez que a formação será em Inglês) sobre a motivação e necessidade de formação de âmbito europeu.

Esta formação possibilitará Visitas Educacionais a Escolas, para conhecimento dos diferentes sistemas educativos, contacto com alunos, professores diretores e staff. Haverá também a frequência de Seminários e workshops para explorar aspetos específicos dos Sistemas Educativos Europeus, em áreas como a história, a geografia, a arqueologia, a literatura e as TIC, entre outras. Haverá também a possibilidade de fazer Intercâmbios Culturais, em que os participantes poderão discutir uma ampla gama de questões profissionais e partilhar conhecimentos. Além disso, os participantes terão oportunidade de realizar apresentações sobre uma variedade de temas, como o sistema educativo, a instituição, a cidade, o país, e partilhar algumas ideias sobre futuros projetos Erasmus e mais oportunidades eTwinning. Por último terão a possibilidade de realizar Projetos de campo (“Contexts4Content”) em locais de importância natural, histórica e cultural como base para o desenvolvimento de recursos didáticos.

Serão marcadas reuniões de trabalho antes do curso visando preparar os participantes em termos culturais e interlinguísticos, sendo criado um código de conduta enquanto beneficiários, fruto da experiência de outros projetos.

Tema da formação “Structured study visit to schools/institutes & training seminars” em diversos países da Europa do Norte.

Após a formação será obrigatória a realização de relatórios de atividades para aferição de resultados e do cumprimento dos deveres enquanto beneficiários Erasmus+.

Critérios de seleção para os participantes na formação Erasmus + do AEA. Para ter acesso ao financiamento os candidatos terão de:

  1. Evidenciar motivação e interesse
  2. Evidenciar capacidade de trabalhar em equipa/proatividade
  3. Evidenciar capacidade de relacionamento interpessoal
  4. Ter participação nas estruturas intermédias valorizando a heterogeneidade.
  5. Evidenciar capacidade de replicar o aprendido e capacitar outros intervenientes
  6. Ter formação nas áreas envolvidas: promoção do sucesso e abandono escolar
  7. Deverão ter conhecimento da Língua Inglesa, uma vez que será a língua de contacto.

Em caso de necessidade de desempate será feita pela análise do inquérito/inscrição e entrevista pela equipa dos projetos europeus, juntamente com a direção.


****** Formulário de Inscrição ******

Inscritos 25 professores, estando fechadas as inscrições neste momento.

Captura de ecrã 2019-07-04, às 17.56.51


Deadline para inscrição nos cursos para 2019/2020: 26 de julho de 2019

Estas ações serão creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, podendo dar até 2 créditos para os cursos de formação de 50 horas.

Todos os participantes receberão um certificado de participação e, ao mesmo tempo, o Europass Mobility.


Datas, temas  e locais da formação

23 a 29 February 2020 (carnaval 24 a 26 Fevereiro) Ireland

1- Innovative Methodology for teachers.

1.1- Course a) TALKING TO PEOPLE: Inquiry-based and Cooperative Methodology for Teaching

1.2- Course b) ENGLISH & CULTURE: Methodology of Culture for Teachers of English.

2- ENGLISH LANGUAGE Courses for TEACHERS:

2.1- Course a) ENGLISH FOR TEACHERS (A2, B1).

2.2- Course b) ACTIVATE your ENGLISH for Teaching (B1+, B2).

3- Course ICT FOR TEACHING: A practical course to incorporate Information Technology into Teaching (literacy, numeracy, science, etc.)

4- Course STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers

23 a 29 February 2020 (carnaval 22 a 29 Fevereiro) Prague

5- Course Innovative Approaches to Teaching

NB: a proposta de formação para o Reino Unido poderá não ser financiada. A partir de 31 de Outubro teremos a decisão. Neste momento não faremos inscrições para o UK.

27 July-07 August  2020 – 10 training days (United Kingdom)

6- ENGLISH LANGUAGE Courses for TEACHERS: Leeds and Edinburgh

6.1- Course  a) ENGLISH FOR TEACHERS (A2, B1).

6.2- Course  b) ACTIVATE your ENGLISH for Teaching (B1+, B2).

7- ENGLISH and METHODOLOGY courses for Teachers of English in Edinburgh

06 – 12 October 2019 / 19 – 25 April 2020 – Finland

8- Course: STRUCTURED EDUcATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers and other School Staff

22 – 28 September 2019 / 22 – 28 March 2020 – SWEDEN

9- Course: STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers

15 – 21 March 2020 -ICELAND

10- Course: STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers

03 – 09 May 2020 – NORWAY

11- Course: STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers and other School Staff

Após a formação os participantes terão de submeter um relatório de atividades na Mobility Tool. 

Captura de ecrã 2018-09-20, às 20.03.07


09 de maio de 2019: candidatura: “Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars” APROVADA, para um universo de 25 professores que serão selecionados no Agrupamento de Escolas de Anadia. Esta candidatura de formação de professores é financiada na totalidade, tendo tido uma excelente votação. A formação no estrangeiro, países nórdicos (Finlândia, Suécia e Noruega preferencialmente) será a partir de setembro de 2019. Está assim mais uma porta aberta ao percurso europeu, fruto da aposta desta direção no processo de internacionalização da escola. O Agrupamento de Escolas de Anadia está de parabéns por mais esta conquista.


11 de fevereiro de 2019: Foi submetida uma candidatura ao programa Erasmus+, para possibilitar a formação de professores do AEAnadia (financiada) no estrangeiro, ano letivo de 2019/2020, número total de 25 professores a selecionar de acordo com critérios que serão apresentados, após aprovação da candidatura.



O Agrupamento de Escolas de Anadia tem como um dos grandes objetivos a internacionalização presente no seu projeto educativo, com atividades de cariz intercultural e de inovação estrutural para aumentar a qualidade do ensino e aprendizagem.

Objetivos do programa Erasmus+, Competência Chave um:

COMPETÊNCIAS

Promover a aquisição de aptidões e competências básicas dos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para uma cidadania europeia ativa.

SUCESSO ESCOLAR

Combater o insucesso e o abandono escolar precoce, apoiando os docentes e instituições no desenvolvimento e operacionalização de estratégias eficazes.

QUALIDADE

Reforçar a qualidade do ensino e da educação pré-escolar.

DIVERSIDADE

Sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística.

INOVAÇÃO

Apoiar professores, futuros professores e dirigentes escolares no sentido de promoverem um ensino de alta qualidade e lidarem com realidades complexas nas salas de aula, adotando práticas e instrumentos inovadores.

CARREIRAS

Reforçar o perfil das carreiras do ensino escolar.