Formação Professores

2019-1-PT01-KA101-060377

Structured Educational Visit to Schools Institutes & Training Seminars

Ver aqui divulgação no portal Europeu

09 de junho de 2021

Previsão do início das mobilidades para efeitos de formação: setembro de 2021.

13 de abril de 2021

As mobilidades continuam suspensas devido ao SARS COVID2, até haver condições de segurança para alunos e professores.

19 de janeiro de 2021

Todas as atividades de mobilidade estão suspensas até estarem garantidas condições de segurança. 

COVID 19


03 de setembro de 2019

O estudo sobre o Impacto da Mobilidade Internacional no Desenvolvimento Profissional de Pessoal responde a perguntas como estas: como é que a mobilidade internacional afeta o desenvolvimento profissional de professores e de outro pessoal de educação e formação? Que qualificações são influenciadas pela mobilidade internacional e que fatores limitam a sua realização? Este estudo, efetuado pela Agência Nacional Erasmus+ Holandesa, cobre todos os setores educativos, com especial foco na Europa. Um resumo dos resultados em inglês e o relatório completo em holandês podem ser encontrados aqui.

04 de junho de 2019

 

AEAnadia – European Training 4 Teachers Erasmus+

O Agrupamento de Escolas de Anadia tem aprovada uma candidatura para formação de 25 professores no estrangeiro, totalmente financiada pelo programa Erasmus+, Ação Chave 1.

Uma vez que os países nórdicos têm revelado boa performance, na qualidade dos resultados, com taxas de abandono quase nulas, em países do grupo 1, como a Finlândia, Islândia, Irlanda, Noruega, Suécia, Reino Unido, estarão por isso na posse de informação/formação privilegiada que lhes permite dar uma resposta positiva nesta área. Pensamos que serão os mestres ideais para partilharem connosco as suas boas práticas e mostrarem em termos de documentos, regras e leis, soluções possíveis conducentes à melhoria de resultados. A observação destas boas práticas por parte dos professores Portugueses levará à aquisição de conhecimento e métodos de trabalho que permitirão aumentar a motivação, uma vez que resultados positivos são sempre importantes para a auto-estima, o que se traduzirá no aumento efetivo de motivação para os nossos alunos, menor taxa de abandono escolar e melhoria dos resultados.

Os possíveis participantes nesta formação serão selecionados de entre o universo total de professores, tendo de responder a um inquérito em língua inglesa (uma vez que a formação será em Inglês) sobre a motivação e necessidade de formação de âmbito europeu.

Esta formação possibilitará Visitas Educacionais a Escolas, para conhecimento dos diferentes sistemas educativos, contacto com alunos, professores diretores e staff. Haverá também a frequência de Seminários e workshops para explorar aspetos específicos dos Sistemas Educativos Europeus, em áreas como a história, a geografia, a arqueologia, a literatura e as TIC, entre outras. Haverá também a possibilidade de fazer Intercâmbios Culturais, em que os participantes poderão discutir uma ampla gama de questões profissionais e partilhar conhecimentos. Além disso, os participantes terão oportunidade de realizar apresentações sobre uma variedade de temas, como o sistema educativo, a instituição, a cidade, o país, e partilhar algumas ideias sobre futuros projetos Erasmus e mais oportunidades eTwinning. Por último terão a possibilidade de realizar Projetos de campo (“Contexts4Content”) em locais de importância natural, histórica e cultural como base para o desenvolvimento de recursos didáticos.

Serão marcadas reuniões de trabalho antes do curso visando preparar os participantes em termos culturais e interlinguísticos, sendo criado um código de conduta enquanto beneficiários, fruto da experiência de outros projetos.

Tema da formação “Structured study visit to schools/institutes & training seminars” em diversos países da Europa do Norte.

Após a formação será obrigatória a realização de relatórios de atividades para aferição de resultados e do cumprimento dos deveres enquanto beneficiários Erasmus+.

Critérios de seleção para os participantes na formação Erasmus + do AEA. Para ter acesso ao financiamento os candidatos terão de:

  1. Evidenciar motivação e interesse
  2. Evidenciar capacidade de trabalhar em equipa/proatividade
  3. Evidenciar capacidade de relacionamento interpessoal
  4. Ter participação nas estruturas intermédias valorizando a heterogeneidade.
  5. Evidenciar capacidade de replicar o aprendido e capacitar outros intervenientes
  6. Ter formação nas áreas envolvidas: promoção do sucesso e abandono escolar
  7. Deverão ter conhecimento da Língua Inglesa, uma vez que será a língua de contacto.

Em caso de necessidade de desempate será feita pela análise do inquérito/inscrição e entrevista pela equipa dos projetos europeus, juntamente com a direção.


****** Formulário de Inscrição ******

Inscritos 25 professores, estando fechadas as inscrições neste momento.

Captura de ecrã 2019-07-04, às 17.56.51

Deadline para inscrição nos cursos para 2019/2020: 26 de julho de 2019

Estas ações serão creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, podendo dar até 2 créditos para os cursos de formação de 50 horas.

Todos os participantes receberão um certificado de participação e, ao mesmo tempo, o Europass Mobility.


Datas, temas  e locais da formação

23 a 29 February 2020 (carnaval 24 a 26 Fevereiro) Ireland

1- Innovative Methodology for teachers.

1.1- Course a) TALKING TO PEOPLE: Inquiry-based and Cooperative Methodology for Teaching

1.2- Course b) ENGLISH & CULTURE: Methodology of Culture for Teachers of English.

2- ENGLISH LANGUAGE Courses for TEACHERS:

2.1- Course a) ENGLISH FOR TEACHERS (A2, B1).

2.2- Course b) ACTIVATE your ENGLISH for Teaching (B1+, B2).

3- Course ICT FOR TEACHING: A practical course to incorporate Information Technology into Teaching (literacy, numeracy, science, etc.)

4- Course STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers

23 a 29 February 2020 (carnaval 22 a 29 Fevereiro) Prague

5- Course Innovative Approaches to Teaching

NB: a proposta de formação para o Reino Unido poderá não ser financiada. A partir de 31 de Outubro teremos a decisão. Neste momento não faremos inscrições para o UK.

27 July-07 August  2020 – 10 training days (United Kingdom)

6- ENGLISH LANGUAGE Courses for TEACHERS: Leeds and Edinburgh

6.1- Course  a) ENGLISH FOR TEACHERS (A2, B1).

6.2- Course  b) ACTIVATE your ENGLISH for Teaching (B1+, B2).

7- ENGLISH and METHODOLOGY courses for Teachers of English in Edinburgh

06 – 12 October 2019 / 19 – 25 April 2020 – Finland

8- Course: STRUCTURED EDUcATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers and other School Staff

22 – 28 September 2019 / 22 – 28 March 2020 – SWEDEN

9- Course: STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers

15 – 21 March 2020 -ICELAND

10- Course: STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers

03 – 09 May 2020 – NORWAY

11- Course: STRUCTURED EDUCATIONAL VISIT TO SCHOOLS/INSTITUTES & TRAINING SEMINARS for Teachers and other School Staff

Após a formação os participantes terão de submeter um relatório de atividades na Mobility Tool. 

Captura de ecrã 2018-09-20, às 20.03.07

09 de maio de 2019: candidatura: “Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars” APROVADA, para um universo de 25 professores que serão selecionados no Agrupamento de Escolas de Anadia. Esta candidatura de formação de professores é financiada na totalidade, tendo tido uma excelente votação. A formação no estrangeiro, países nórdicos (Finlândia, Suécia e Noruega preferencialmente) será a partir de setembro de 2019. Está assim mais uma porta aberta ao percurso europeu, fruto da aposta desta direção no processo de internacionalização da escola. O Agrupamento de Escolas de Anadia está de parabéns por mais esta conquista.


11 de fevereiro de 2019: Foi submetida uma candidatura ao programa Erasmus+, para possibilitar a formação de professores do AEAnadia (financiada) no estrangeiro, ano letivo de 2019/2020, número total de 25 professores a selecionar de acordo com critérios que serão apresentados, após aprovação da candidatura.



O Agrupamento de Escolas de Anadia tem como um dos grandes objetivos a internacionalização presente no seu projeto educativo, com atividades de cariz intercultural e de inovação estrutural para aumentar a qualidade do ensino e aprendizagem.

Objetivos do programa Erasmus+, Competência Chave um:

COMPETÊNCIAS

Promover a aquisição de aptidões e competências básicas dos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para uma cidadania europeia ativa.

SUCESSO ESCOLAR

Combater o insucesso e o abandono escolar precoce, apoiando os docentes e instituições no desenvolvimento e operacionalização de estratégias eficazes.

QUALIDADE

Reforçar a qualidade do ensino e da educação pré-escolar.

DIVERSIDADE

Sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística.

INOVAÇÃO

Apoiar professores, futuros professores e dirigentes escolares no sentido de promoverem um ensino de alta qualidade e lidarem com realidades complexas nas salas de aula, adotando práticas e instrumentos inovadores.

CARREIRAS

Reforçar o perfil das carreiras do ensino escolar.