Estágios Europeus 2018/2019

  • 22 de julho de 2019

Conclusão da Formação em Contexto de Trabalho no estrangeiro. Resultados obtidos pelos formandos:

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Resultados finais do estágio:
12º G Rafael Veloso

Pedro Louro

Gabriela Gomes

Catarina Freire

20 valores

20 valores

20 valores

18 valores

Técnico de Turismo
12ºH Mariana Pedro 20 valores
Curso Animador Sociocultural
12ºJ Ashley Silva

Beatriz Pereira

Lara Verga

Andreia Ferreira

20 valores

20 valores

20 valores

20 valores

 


 

30 de abril 2019

  • A aluna Gabriela Ferreira Gomes também irá participar nos estágios no estrangeiro, acompanhando as colegas que foram colocadas em Bilbao. Passam a ser 9 os alunos que vão estagiar no estrangeiro a partir de 20 de maio.

  • 05 de abril 2019

Datas e locais das mobilidade dos formandos

  • 25 janeiro 2019

Foram selecionados 8 alunos para fazerem a formação prática em contexto de trabalho internacional (estágio no entrangeiro) com bolsa Erasmus+.

Captura de ecrã 2019-02-07, às 11.55.46

O estágio terá uma duração de 51 dias (49 dias no local mais 2 dias para viagens). Os alunos irão para os locais de estágio a partir de 20 de maio de 2019.

Os locais de estágio são os seguintes: dois alunos em Bilbao-Espanha, quatro em  Fuerteventura, Ilhas Canárias-Espanha e dois em Valência, Espanha.

Os critérios de seleção basearam-se no relatório dos diretores de curso sobre o perfil, atitude e desempenho dos alunos e  relatório dos SPO sobre o perfil do aluno.

Por último foi realizada uma entrevista a cada um dos alunos. Membros do júri: direção, responsável dos SPO e coordenador dos projetos Europeus.

Apesar de haverem disponíveis cinco vagas para estágios de longa duração, não houve candidatos.

A professora Ana Cristina Silva irá acompanhar os alunos colocados em Fuerteventura, no mês de junho, para verificar e relatar as atividades realizadas.

  • 04 dezembro 2018

Estamos na fase de recolha de informação, alunos do ensino profissional, visando saber o número de formandos interessados nos estágios no estrangeiro para o ano de 2019-2020. Esta recolha visa, ainda, conhecer as áreas de formação dos interessados.

erasmus-1024x397Estas candidaturas visam colocar os estagiários no seguintes países: Hungria (Budapeste); Itália (Milão); Áustria (Viena); Espanha (Barcelona). Os diretores de curso devem ser informados das preferências.


  • 31 outubro 2018

Foi concluído o processo de escolha dos formandos que irão participar em estágios no estrangeiro. Tal como tinha sido definido e publicado, foram executados vários passos em termos de escolha dos formandos, analisando cada um deles de forma individual, tendo o respetivo diretor de curso feito um relatório sobre o perfil do aluno, assim como a responsável dos SPOs. Como etapa final, os formandos foram submetidos a uma entrevista, avaliada por um júri. Como resultado foram apurados e seriados para estágios de curta duração os formandos abaixo descritos:

  1. Pedro Louro
  2. Rafael Veloso
  3. Beatriz Pereira
  4. Catarina freire
  5. Ashley Silva
  6. Lara Verga
  7. Andreia Ferreira
  8. Mariana Pedro
  9. João Correia
  10. Gabriela Gomes

Estágio de Longa Duração – 180 dias: Vanessa Filipa da Silva Meles

Membros do Júri:

  • Representante dos SPO: Maria Lurdes Ramos
  • Adjunto da Direção: Aníbal Marques
  • Coordenador Programa Erasmus+: Alberto Cardoso

Estão todos de parabéns por estarem disponíveis para este desafio europeu, com total abertura a novas aprendizagens a nível profissional, mas também aprendizagens a nível de uma nova cultura e de uma nova língua. De referir que estes estágios são financiados na totalidade por Bruxelas, desde que os alunos saem de casa até regressarem à mesma, não tendo qualquer custo para nenhum dos participantes.

Estão a ser iniciados os contactos com as instituições de acolhimento. A partir de janeiro de 2019 será feita a publicação dos locais de estágio.


  • 23 outubro 2018

Está em curso a realização de relatórios para cada um dos formandos inscritos em estágios no estrangeiro, visando a ordenação dos mesmos. No mês de Novembro os formandos selecionados serão informados para iniciarem a preparação em termos de língua e cultura que sejam relevantes para a mobilidade.


  • 12 outubro 2018

Os formandos inscritos na FPCT a realizar no estrangeiro têm de entregar Carta de Motivação e CV (Curriculum Vitae) até dia 15 de outubro 2018, na direção. 

* CV Europass       * Carta de Motivação

Captura de ecrã 2018-09-25, às 11.47.05

Dia 26 de setembro de 2018 foi feita uma reunião no espaço multiusos do AEAnadia com encarregados de educação e alunos do 12º ano, cursos profissionais, para divulgação do projeto “Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede IV”. Foi feita a apresentação da medida KA1 do programa Erasmus+, com objetivos e atividades definidas neste projeto que foi aprovado. Esta é uma equipa pioneira em Anadia, neste “mundo novo” que é o espaço europeu. A seriação e seleção dos alunos, para participarem nestes estágios no estrangeiro, será feita até final de outubro de 2018 e os resultados serão publicados no mês de novembro.

Alunos e Encarregados de Educação dos Cursos Profissionais

Alunos e Encarregados de Educação dos Cursos Profissionais de AEA

Captura de ecrã 2018-09-25, às 11.44.47

Dia 19 de setembro de 2018 foi feita uma reunião no espaço multiusos do AEAnadia com todos os alunos do 12º ano dos cursos profissionais para divulgação do projeto “Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede IV”, tendo já surgido várias inscrições para participação nestes estágios de âmbito europeu. Brevemente será feita a seleção dos alunos e os resultados serão publicados.

Lista de pré-inscrições para FCT VET Erasmus+ (Estágios Europeus).

  • Estágios de Curta Duração

Captura de ecrã 2018-09-20, às 17.54.31

A Formação Prática em Contexto de trabalho vai ter início em 13 de Maio e será concluída a 01 de julho 2019. Número total anual de horas a cumprir no estágio: 300horas.

  • Estágios de Longa Duração: 180 dias no local de estágio + 2 dias de viagem.

Captura de ecrã 2018-09-25, às 10.26.04

Critérios de seleção definidos

  • Alunos desfavorecidos. (Será analisada a situação individual de cada aluno)
  • Empenho e motivação. Comprometimento para com o projeto (terá de existir, obrigatoriamente, uma evolução no seu percurso ao nível da motivação, relação com a escola e cumprimento de regras desde a apresentação do projeto).
  • Disponibilidade e capacidade de inter-relacionamento e predisposição para comunicar com outras pessoas, conhecer outras culturas e realidades linguísticas.
  • Relatório por parte dos SPOs e diretor de Curso.
  • ENTREVISTA INDIVIDUAL.

Vai ser realizada uma reunião com os encarregados de educação dia 26 de setembro de 2018, pelas 18h00, para divulgação e responsabilização/comprometimento dos mesmos.


Captura de ecrã 2018-09-25, às 11.40.30

© Foi feita uma candidatura Erasmus+, medida KA1, ensino profissional, para o presente ano letivo de 2018/2019, através de um consórcio de sete escolas, do qual o Agrupamento de escolas de Anadia faz parte,  tendo em vista colocar alunos dos cursos profissionais em estágios no estrangeiro, de forma totalmente financiada pelo programa Erasmus+, VET. O projeto que foi submetido intitula-se: : “Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede IV”, tendo sido o financiamento aprovado.

Foram aprovadas um total de 56 vagas para colocar os formandos no espaço europeu com a realização destes estágios de curta e longa duração. Os alunos serão selecionados de acordo com prioridades pre-definidas, que brevemente publicaremos. Foram aprovados 3 estágios para alunos NEEs, sendo que para estes há uma redução do tempo de estágio, mas serão sempre acompanhados por um tutor durante todo o tempo de estágio.


Captura de ecrã 2018-09-20, às 20.03.07

Clube Europeu do AEAnadia