Resumo

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS E OS ASPETOS MAIS IMPORTANTES DO PROGRAMA ERASMUS+?

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa. Assim, o programa é um instrumento fundamental para a construção de um Espaço Europeu da Educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, e as respetivas agendas setoriais, fazendo progredir a cooperação política para a juventude ao abrigo da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e promovendo a dimensão europeia no desporto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O programa tem os seguintes objetivos específicos:

  • promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e políticas no domínio do ensino e formação;
  • promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa entre os jovens, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível de organizações e políticas no domínio da juventude;
  • promover a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal da área desportiva, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações desportivas e das políticas desportivas.

PRIORIDADES DO PROGRAMA ERASMUS+ Inclusão e diversidade

O programa procura promover a igualdade de oportunidades e de acesso, a inclusão, a diversidade e a equidade em todas as suas ações. As organizações e os participantes com menos oportunidades estão no cerne destes objetivos e, por conseguinte, têm ao seu dispor mecanismos e recursos do programa. As organizações devem adotar uma abordagem inclusiva durante a conceção dos seus projetos e atividades, tornando-os acessíveis a um leque diversificado de participantes.

Fonte: https://e727982a-38ed-4d7c-b901-8701902c2a69.filesusr.com/ugd/d8f912_ae7b67606a364647bc73c29dbab5526a.pdf
Projetos Europeus no AEAAprovadoEm execução/Executado
1- Projeto TEAMSS
Erasmus+
Intercâmbio para 20 alunos e 10 professores acompanhantes, de setembro de 2019 a agosto de 2021.6 alunos e 2 professores em Zeulenroda Triebes, Alemanha.
2- Estágios alunos VET
Parceiro associado EPA
Erasmus+
9 estágios de curta duração (CD) para alunos;
2 estágios de longa duração (LD) para alunos.
1 professor acompanhante.
4 alunos em Fuerte Ventura, nas Ilhas Canárias (CD).
2 alunos em Paiporta, Valência (CD).
3 alunos em Bilbao, País Basco (CD).
1 professor acompanhante em Fuerte Ventura, nas Ilhas Canárias.
3- Projeto Learn&work@EU
Erasmus+
40 estágios VET para alunos do ensino profissional, em diferentes países europeus, durante 45 dias.
4 professores.acompanhantes durante 7 dias.
10 professores VET em Job-Shadowing em países a escolher durante 10 dias.
Setembro de 2020 a agosto de 2022.
4- Projeto WISH4EUConcurso Europeu de postais de Natal para alunos do primeiro CEB.150 alunos do primeiro ciclo participaram neste concurso europeu, um desejo para a Europa, em forma de postal de Natal enviado para Parlamento Europeu. Todos tiveram prémio.
5- Formação de professores no estrangeiro (9 dias)
Erasmus+
25 professores
República Checa, Finlândia, Islândia, Noruega, Irlanda
3 professores presentes em formação na República Checa.
6- Visita de estudo a Londres: (4 dias)6 formadores e 50 formandos do Ensino Profissional, em Londres, em março de 2020.29 alunos estiveram em Londres
6 professores acompanharam
7- Candidatura Projeto BoS – Boulevard of Sustainability 2022 (9 países)Proposta de mobilidade para 18 alunos e 18 professores.
Intercâmbio de boas práticas.
Em fase de aprovação
8- Projeto Visible Teaching 4 Performance, parceiros com IPB
Erasmus+
5 professores em intercâmbio.3 professores estiveram em Itália 
2 professores estiveram na Finlândia.
9- Projeto Imagination@work, parceiros com IPB
Erasmus+
2 professores em intercâmbio.2 professores estiveram na Estónia
10- Assistente Effimia Englezaki
Erasmus+
1 Assistente Erasmus+O AEA acolheu uma assistente Grega durante o ano letivo de 2019/2020, que apoiou, fundamentalmente, o primeiro CEB.
11- Projeto “Comitato Tre OttobreParticipação de uma delegação do AEA para celebração do dia da Memória e Hospitalidade, para alunos e professores.Este é um evento de três dias (1, 2 e 3 de outubro de 2021) na ilha de Lampedusa que envolve escolas de todas as regiões da Itália e de mais de 20 países da Europa. Na ilha de Lampedusa, os alunos realizarão workshops e atividades em grupo que terão como objetivo a sensibilização para o tema dos refugiados.
12- Projeto CLIL
https://www.worldclil.com
https://aede.nl/index_htm_files/World%20CLIL%20202
Sharing Classrooms, Sharing worlds, para professores e alunos. A conferência vai ser realizada na Holanda, em julho de 2022.Uma aula de Ciências Naturais foi lecionada em Inglês para alunos do 8º ano, na EBVB. Link: Youtube ou Vimeo

*CLIL – “Content and Language Integrated Learning

Este programa permite aos alunos:

a) usarem a língua que aprendem imediatamente sem ter de aguardar por uma oportunidade futura para o fazer; 

b) estarem mais expostos à língua estrangeira, sem aumento da carga horária letiva semanal, o que potenciará a obtenção de níveis de proficiência comunicativa mais elevados;

c) desenvolverem não só uma aprendizagem significativa e motivadora, face ao desafio que constitui para os alunos aprenderem conteúdos curriculares numa língua estrangeira, mas também uma aprendizagem inclusiva e intercultural, face ao conhecimento que adquirem da língua e cultura do outro, ao longo do seu desenvolvimento pessoal e do seu percurso educativo como cidadãos portugueses e europeus.